terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal: entre no clima com A Cafeteria!

Primeiramente, um Feliz Natal a todos os clientes d'A Cafeteria, seja lá como ele pode representar dentro daqueles que acreditam! E com o clima natalino presente, o sucesso que foi o último post do blog, e as promoções de fim de ano das livrarias que deixam qualquer pessoa em êxtase, decidi deixar aqui livros sobre o tema que emocionam, mesmo alguns tendo sido escritos já há algum tempinho (não reparem, é coisa simples; apenas para não passar em branco esta data maravilhosa por aqui). Espero que gostem, confiram:

Um Conto de Natal
Autor: Charles Dickens
Sinopse: Uma das histórias mais difundidas da literatura ocidental, o clássico de Dickens nos traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo. Esta visita muda a sua vida.
A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano, e visava para Dickens apenas a solução para suas dívidas. Ele não podia imaginar que o livro se tornaria um dos maiores clássicos natalinos da literatura mundial. O autor também criou diversos outros contos sobre o Natal, e é chamado por muitos de "inventor do Natal".
No Brasil: Por aqui você pode encontrar a obra em edições de diversas editoras, como a de 2003, da L&PM, e uma mais recente, de 2010, pela Landmark.
Outras mídias: A obra foi adaptada para inúmeras mídias, e até mesmo ganhou uma versão feita pelos próprios Muppets em um filme de 1992. Em 2009, a Disney lançou uma animação 3D protagonizada por ninguém menos que Jim Carrey baseada no livro, chamada de Os Fantasmas de Scrooge no Brasil.

O Expresso Polar
Autor: Chris Van Allsburg
Sinopse: 
Na véspera de Natal, um menino ouve um barulho que vem do lado de fora de casa. Quando ele olha pela janela, descobre que há um enorme trem parado logo em frente: é o Expresso Polar, que irá conduzi-lo numa viagem de sonho e fantasia rumo ao Polo Norte, residência oficial do Papai Noel. Marcado pela simplicidade da história e pelas magníficas ilustrações de Chris Van Allsburg, "O Expresso Polar" é um clássico natalino que nunca sai de moda, e que, apesar de ter sido lançado originalmente em 1985 e ter vendido milhões de cópias em todo o mundo, ainda hoje é uma das histórias natalinas preferidas pelas crianças.
No Brasil: Em 2004, a editora Nova Fronteira publicou a obra, que tem 32 páginas.
Outras mídias: Também em 2004, Robert Zemeckis dirigiu a animação adaptada, que tem Tom Hanks como ator e produtor.


Como o Grinch Roubou o Natal
Autor: Dr. Seuss
Sinopse: 
O Grinch é uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal. Em criança foi gozado pelos colegas, devido ao seu aspeto. Na escola apaixonou-se por uma rapariga que consequentemente apaixonou-se também por ele. Devido a ser gozado por todos os colegas excepto pela rapariga que por ele se apaixonou, fugiu e refugiou-se no alto de uma montanha numa caverna com o seu cão Max alimentando-se de lixo e fazendo máquinas avançadas a partir de sucata. Odiando o Natal, ele pretende estragar a festa dos moradores de Who-ville roubando presentes e enfeites com a ajuda de seu cãozinho Max. Ao mesmo tempo, a pequena Cindy Lou Who, moradora de Who-ville, observa as pessoas pensando apenas em compras, presentes e enfeites e quer saber o significado do Natal. Os caminhos de Cindy Lou e do Grinch se cruzarão e, juntos, conhecerão o verdadeiro espírito natalino.
No Brasil: A edição de 2000 da Companhia das Letrinhas, selo da Companhia das Letras, tem 64 páginas.
Outras mídias: Em 2000, um filme de pouco mais de uma hora e meia foi dirigido por Ron Howard, e também protagonizado por Jim Carrey, que está irreconhecível e divertidíssimo no papel do monstrinho verde. O filme no Brasil recebeu o nome de O Grinch.


Muito bem, por hoje é só... Espero realmente que tenham gostado e se interessado por alguma dessas obras, que são tão pequenas mas que transmitem mensagens tão importantes... Agradecemos a preferência, e volte sempre!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!