quinta-feira, 10 de maio de 2012

Voyage Littéraire: "Biblioteca Umimirai"

Bonjour, mes clients! Chegou mais uma edição do desafio interno aqui do blog! Hoje sou eu, Renato, quem escreve a vocês. Para quem ainda não sabe, eu e a Kimie nos desafiamos para chegarmos a uma centena de postagens sobre lugares interessantes no mundo destinados à leitura. Este é o quarto post da seção (é, ainda falta muito, mas a esperança é a última que morre!) e tenho certeza que vão adorar o visual clean da biblioteca de hoje.

Hoje falaremos pela primeira vez de um lugar no continente asiático, mais especificamente no Japão. A Biblioteca Umimirai localiza-se na cidade de Kanazawa (que tem uma população de aproximadamente quinhentas mil pessoas), a cerca de vinte minutos do centro da cidade. Inaugurada há pouco tempo, em junho de 2011, a intenção de construir essa biblioteca tão longe do centro foi exatamente para dar uma cara nova ao bairro onde se localiza, que é pouco conhecido e caracterizado por suas casas tristes e uma população necessitada de centros de atividades públicos.

A biblioteca ultramoderna foi estrategicamente pensada antes de ser construída pela empresa Coelacanth, natural de Tóquio. Com três andares, o prédio branco conhecido como "a caixa de bolo" é todo revestido com cerca de seis mil furos com o tamanho um pouco maior de uma cabeça humana, que são preenchidos com vidros translúcidos. A iniciativa ecológica é economizar com a energia, ainda mais depois do acidente das usinas nucleares no país há pouco tempo, aproveitando quase 100% da luz solar. À noite, é claro, luzes artificiais são acesas.

Não só no Japão, mas em todo o mundo, muitas bibliotecas estão seguindo uma nova estratégia: fazer com que os leitores se encorajem a permanecer no prédio para ler, ao invés de ficarem levando os livros para a casa e, por conseguinte, evitando incidentes com os mesmos (mas é claro que continuam emprestando). Além disso, é uma nova possibilidade de interação social. Para isso, seguem um modelo aconchegante e inovador de arquitetura para que essa iniciativa dê certo, e a Biblioteca Umimirai não fica fora dessa. Com três andares, sua principal sala de leitura (que ocupa todo o primeiro andar), tem cerca de doze metros de altura sustentados por vinte e cinco pilares, em um ambiente de 45mx45m.

No interior, as prateleiras têm um sistema de empilhamento automatizado, salas para reuniões, mezaninos para a leitura, computadores para pesquisas, área de artesanato e até mesmo um centro comunitário! Assim quem não fica morrendo de vontade de partir agora mesmo para Kanazawa? Avoir une bonne lecture!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!